CREA-PB adere campanha nacional contra a cultura do estupro

NOTA

O Crea-PB vem publicamente manifestar seu mais profundo repúdio ao ato de barbárie extrema cometido contra jovem de 16 anos, na última semana, em uma comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro.

Neste grave momento de comoção social, este Regional registra sua solidariedade à vítima e a todas as mulheres vítimas de violência reiterando seu compromisso de combater diuturnamente o preconceito e a violência contra a mulher.

É estarrecedor e sob nenhuma hipótese podem ser admitidos os graves índices em relação à violência contra a mulher no país. Os números revelam uma realidade vexatória: o Brasil ocupa a vergonhosa quinta posição entre os países mais violentos no mundo com as mulheres. A cada 11 minutos, uma mulher é estuprada, segundo os dados mais recentes de 2014, ano em que foram registrados 47.646 estupros no Brasil.

Faz-se imprescindível, portanto, reforçar ainda a necessidade de garantia e fortalecimento da rede de atendimento a mulheres em situação de violência, e de órgãos de políticas para as mulheres, além de profissionais especializadas e especializados em gênero em todas as esferas governamentais, de modo que seja possível o pleno acolhimento e assistência à vitima, bem como a rigorosa punição dos agressores.

Como crime hediondo, o estupro e suas consequências não podem ser tolerados, nem justificados pela mínima culpabilização da vítima. O combate a esse tipo de violência, que tem sua dimensão física e simbólica, deve partir de uma profunda transformação cultural no nosso país. Por isso, cada gesto do dia a dia conta para que possamos romper com o machismo estrutural brasileiro, que se revela nas famílias, no trabalho, no cotidiano público e privado.

À sociedade brasileira, o Crea-PB pede tolerância zero a todas as formas de violência contra as mulheres e a sua banalização.Conclamamos todos e todas a unirem-se à vigília contra o estupro e pela dignidade da mulher. Compartilhe a hashtag #EstuproNuncaMais e dissemine esta ideia.

João Pessoa, 31 de maio de 2016.

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba