Fiscalização em parceria com a SEDAP resulta na apreensão de agrotóxicos

Na última semana, o Crea-PB e a SEDAP  ( Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca) realizaram fiscalização conjunta em estabelecimentos que comercializam agrotóxicos no município de Sapé. A ação resultou na apreensão de vários produtos dos estabelecimentos, que não possuíam ART junto ao CREA, nem a autorização da SEDAP para o comércio de agrotóxicos.

Participaram da ação o agente fiscal do Crea-PB, Hilton Carneiro, o gerente da Defesa Vegetal da SEDAP, Luís Carlos e fiscais agropecuários da Secretaria. Em um dos estabelecimentos fiscalizados, todos os produtos foram apreendidos pelo órgão, enquanto em outro, foi solicitada a regularização do responsável técnico da empresa junto ao Crea-PB. Os dois locais foram notificados pelo Regional.

Segundo o agente agropecuário, eng. agrº.  João Alberto,  que também é conselheiro do Crea-PB, o objetivo das fiscalizações conjuntas neste setor é evitar o comércio irregular de agrotóxicos. “Neste caso, nós encontramos um estabelecimento sem autorização da defesa pecuária, haja vista a necessidade do estabelecimento ser registrado no órgão estadual de fiscalização, que é a SEDAP. Esta autorização tem o prazo de dois anos, prorrogável por mais 2 anos”, explica.

De acordo com o agrônomo, há um risco muito grande para o consumidor e para os agricultores quando realiza-se o comércio irregular de agrotóxicos. “O risco reside no fato de o consumidor não ter a orientação técnica de um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola para prescrição dos produtos, já que os agrotóxicos só podem ser comercializados sob as recomendações previstas no receituário agronômico . Essas recomendações do responsável técnico da empresa visam minimizar o adoecimento dos agricultores e impactos negativos ao meio ambiente e também a saúde do consumidor”, comenta.

Para ter acesso à relação de locais autorizados a comercializar os agrotóxicos ou fazer denúncias sobre o comércio irregular (a SEDAP preserva o anonimato do denunciante), entre em contato com a secretaria através do email sedapagrotoxico@gmail.com ou do telefone 3218-4549