Crea-PB participa do lançamento da cartilha “Construção Consciente”

Na manhã desta segunda-feira, 18, membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) estiveram no lançamento da cartilha “Construção Consciente” desenvolvida pela a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) do Governo do Estado. O objetivo é agregar nas habitações populares técnicas sustentáveis, como captação de energia solar, reuso da água e valorização do paisagismo.

A apresentação do material foi feita pela diretora da Cehap, Emília Correia Lima, destacou que os projetistas e construtores devem desenvolver as habitações pensando na sustentabilidade, considerando as particularidades de cada região, e tendo em vista que a Paraíba possui microclimas, relevos e paisagens diversificadas. Os projetos devem atender as condicionantes especificas de cada situação, e isso também irá refletir nos gastos dos futuros moradores com o consumo de água e energia.

No caso do sistema de micro-geração solar, ele funcionará da seguinte forma: nas instalações residenciais conectadas à rede, pode-se utilizar tanto energia foto-gerada como a convencional, não existindo a necessidade de acumuladores de energia (baterias). Segundo Emília Correia Lima, a energia da rede será utilizada apenas no período noturno, das 18h às 5h.

De acordo com o sub-gerente de Fiscalização do Crea-PB, Juan Ébano, que representou o Conselho na solenidade, “a geração de eletricidade mediante energias renováveis, no caso da energia solar, é uma maneira ecologicamente correta”: “Ela também é chamada de energia limpa, e possui inúmeros pontos positivos, entre eles: não agredir o meio ambiente e ter um baixo custo”.

Ainda na ocasião, foi feita a distribuição da Cartilha do Crea-PB “Como Comprar e Construir Legal”. O material oferece informações básicas e esclarecimentos legais que guiam o cidadão na tomada de decisão para aquisição de um imóvel, bem como alerta sobre os direitos do consumidor dos serviços de engenharia.

Dani Rabelo (Ascom/Crea-PB)