No último dia da 72ª Soea, diretores executivos da Mútua fazem balanço do evento

Essa sexta-feira (18) é marcada pela conclusão dos trabalhos da 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, edição promovida em Fortaleza (CE). Com público de mais de 3,5 mil pessoas, o evento mais uma vez mostrou sua força e reuniu lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, de entidades de classe, profissionais, estudantes e pesquisadores da área tecnológica.

Em torno da temática “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica” a Soea discutiu as principais problemáticas referentes ao assunto, lançou reflexões e, novamente, marcou o papel da Engenharia e da Agronomia nessas questões que se mostram como desafios ao Brasil.

Participação da Mútua

A Mútua é uma das instituições realizadoras da Soea e sempre leva novidades para o público do evento. Com estande montado para atendimento aos participantes, neste ano, a Caixa de Assistência veio com o slogan “Benefícios que renovam suas energias”, enfatizando seus produtos e serviços que conferem mais qualidade de vida e desenvolvimento aos mutualistas.

Além disso, a presença de todo o quadro diretivo da Mútua, diretores executivos e regionais (dos 27 estados da Federação), uniu forças e conhecimentos às discussões referentes aos rumos do Sistema Confea/Crea e Mútua e, também, aos debates técnicos.

Para o diretor-presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, o Ceará mais uma vez mostrou sua perfeita receptividade, por toda ordenação e aparato disponíveis aos participantes do evento, e o Sistema sua robustez, quando decidiu trazer à Soea a análise de temas tão fundamentais para a sociedade. “Essa é a quarta vez que o Ceará sedia uma Soea, mas certamente essa edição de 2015 ficará marcada como uma das melhores. A estrutura do Centro de Eventos possibilitou total conforto aos participantes que puderam se dedicar por completo à programação. Os assuntos abordados nessa Soea reforçam a importância dos profissionais da área tecnológica na busca por soluções aos problemas do País. A questão da crise hídrica é muito séria e precisamos repensar o uso da água e adotar posturas mais sustentáveis”, refletiu. Paulo Guimarães ainda comemorou o sucesso do estande da Mútua na ExpoSoea: “Foi um trabalho conjunto que resultou em um belíssimo estande, onde os participantes estiveram mais próximos da Mútua, conhecendo mais sobre o relevante serviço que a Instituição presta aos profissionais”.

“A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia aqui em Fortaleza conseguiu reunir, pela primeira vez, o bom gosto de um local completamente equipado com tudo o que precisávamos e o alto nível dos temas tratados, com palestrantes de renome. Destaco, ainda, a realização da segunda edição do Contecc, que superou o número de trabalhos inscritos”, ressaltou o diretor de Benefícios da Mútua, eng. civ. Jorge Silveira.

Na visão do diretor financeiro da Mútua, eng. civ. Gerson Taguatinga, o conforto, o layout e a estrutura do Centro de Convenções do Ceará também foram destaques dessa Semana Oficial. “A organização da 72ª Soea merece todo o reconhecimento pelo belo trabalho na condução do evento. Essa Soea é um divisor de águas no Sistema, que a cada ano tem melhorado ao abrir espaço para discussões tão importantes”, afirmou.

“Esse é o evento magno do Sistema Confea/Crea e Mútua. Na Soea podemos aproximar nossas instituições, de norte a sul, e diminuir nossas diferenças, sejam elas administrativas ou culturais. Por isso é sempre um evento muito importante. A Mútua por ser um dos elos mais importantes do Sistema, que atua no âmbito assistencial, inclusive auxiliando os profissionais que passam por dificuldades, não pode jamais ficar de fora da Soea. As palestras deste ano foram de alto nível e o local singular. O Crea-CE e a cidade de Fortaleza (CE) estão de parabéns. Tudo contribuiu para o sucesso dessa 72ª Soea”, acrescentou o diretor administrativo da Mútua, eng. civ., mec. e de Seg. do Trab. Julio Fialkoski.

Também em tom de despedida, o diretor de Tecnologia da Informação da Mútua, eng. civ. Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais, apontou sua opinião sobre a 72ª Soea: “A expectativa que tinha dessa Soea se consolidou e vejo como é muito importante que a Mútua participe desse tipo de evento, principalmente, deste que é o maior evento do nosso Sistema. Estou bastante satisfeito com a movimentação no estande da Mútua, o espaço foi muito bem montado, com uma  arte visual toda inspirada no Ceará e com todas as informações disponíveis aos participantes. Saio daqui com uma impressão muito boa e vamos fazer o possível para melhorar cada vez mais. Tivemos reuniões e palestras que contaram com a participação maciça dos profissionais e, no que diz respeito à Mútua, espero receber diversas contribuições para nosso mandato, mediante aos contatos que foram oportunizados durante a 72ª Soea”, constatou o diretor.

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Flávio Mottola e Hugo Oliveira (Acme/Mútua)